Vida Pacífica

Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Romanos 12:18

Este versículo contém uma exortação ums cours que se manda fazer contida em cinco palavras. Qual é a exortação Também vemos uma condição que limits a exortação. Qual é a condição?

Vamos pensar:

1) Por que ter paz? Porque isto é vontade de Deus, que é o Deus da paz (Fp 4.9). Porque assim podemos melhor servir nossos semelhantes. Porque assim teremos mais íntima satisfação por fazermos a vontade de Deus.

2. Como ter paz? Pelo altruismo: isto é, por estudar os interesses dos outros, e não querer tudo para nós. Pela simpatia: procuran- do ver como o outro encara o assunto. Pela paciência: suportan- do a exaltação do outro sem querer valer nossa vontade. Por humilde serviço ao próximo. Por valer-nos de «quanto estiver em nós» (amor, graça, longanimidade, o espírito de Cristo, o desejo do bem do nosso semelhante, o propósito de obedecer a Deus etc.) apesar de qualquer cousa que haja com outro para promo- ver contenda.

Notemos a condição «se for possível. Há pessoas que insistem em contender com os crentes, que os perseguem, que os difa- mam, que recusam a paz. Com os inimigos de Deus havemos de contender, reprovando os seus pecados, combatendo seus ensi- nos errados, denunciando seu mau exemplo.

3) Conseqüências da paz. Uma vida tranqüila, convivência pro- veitosa com os vizinhos, amizades preciosas, cooperações harmo- niosas, o progresso do Reino, e a glória de Deus.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comentário Teológico de João 3:16

Comentário Teológico - Efésios 6:10-18

Comentário Teológico do Salmo 91