O Caminho mais Excelente
O valor do nosso serviço depende dos nossos sentimentos mais do que das nossas palavras.. Devido ao sentido baixo que muitas vezes se dá à palavra «amor», os tradutores em - 1 Co 13 preferiram empregar a palavra «caridade».
Aqui vamos empregar a palavra «amor», não em qualquer sentido baixo e carnal, mas no seu valor bíblico e espiritual.
Para verificar o sentido do amor, podemos notar sua significação nas suas diversas manifestações: O Amor de Deus e o Amor a Deus, o Amor a família e o amor da família, amor ao próximo, o amor ao dinheiro, o amor ao mundo...
Sempre queremos o objeto amado e esse objeto amado chama nossa atenção.
Podemos usar as seguintes divisões:
O amor é essencial ao serviço cristão (1-3); - Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
1. O amor é essencial ao serviço - Notemos que nestes três versículos (como em Rm. 7) o apóstolo relata a sua experiência própria. Outros pregadores podem confirmá-la por experiências suas.
Vemos que as quatro cousas que o apóstolo Paulo reprova como de nenhum valor sem o amor, são todas cousas que engrandecem a pessoa, ministram ao amor-próprio, mas não podem substituir o amor ao próximo.
Todo este parêntese do cap. 13 é uma interrupção do argumento do apóstolo sobre o Don de línguas e descreve o caminho mais excelente que ele julgou superior aos mais notáveis dons.
Seria muito bom se todas as pessoas que ambicionam «fazer figura na igreja, falando línguas, concordassem com o caminho mais excelente.
2) O amor tem qualidades distintas - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
1 Coríntios 13:4-7 - O amor tem qualidades distintas
As positivas - longanimidade, benignidade, amor à verdade, tolerância, confiança, esperança, paciência. Não é Orgulhoso, não é desconfiado, não é invejoso, não é leviano.
Convém considerar estas qualidades uma por uma e pensar quais delas eram reveladas em Cristo durante a Sua vida terrestre e se nosso amor a Deus e ao próximo se manifesta hoje por meio delas.
3) O amor não finda com a vida atual - O amor não se acaba.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:8-13
A transformação completa das nossas circunstâncias, condição e poderes no porvir acabará como muitas cousas hoje apreciadas e necessárias - Profecias, línguas, ciências, etc. Até a fé e a esperança se acabarão; mas o maior de tudo o amor permanecerá.
Vemos manifestações do amor fraternal na consideração do apóstolo para com seus irmãos, evitando até coisas lícitas no caso que não edificam - Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23
Seu cuidado em não dar escândalo a ninguém - Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. 1 Coríntios 10:31,32
Notemos nesta passagem as três classes (10.32) em que ele divide os povos e perguntemos a que classe pertencemos?
Tomemos como lema: Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar. 1 Coríntios 10:33
Conclusão: Você tem compreendido que o amor é mais do que qualquer outro dom? Que o Amor mostra todas as suas qualidades distintas? Voce tem resolvido abster-se de qualquer coisa, aliás lícita, por amor aos fracos na fé?
Comentários
Postar um comentário