O Poder do Evangelho de Cristo
A Mensagem:
O Evangelho de Cristo é Considerado como Poder de Deus para Salvação. Há poder em Cristo para salvar ao ouvinte todos os seus pecados. A Palavra de Deus hoje traz uma boa notícia a toda criatura humana.
Introdução: Poder é uma coisa conhecida e apreciada entre os homens. Pelo poder que tem no seu corpo e na alma o homem se guarda dos males materiais eriais e morais que o ameaçam. Nem sempre tem em si o poder suficiente para se guardar de todos os males, mas, às vezes, pode contar com a proteção dos seus semelhantes. Nós, todos, precisamos de algum poder fora de nós mesmos para nos guardar do pecado, e esse poder encon- traremos somente em Deus. O pecado é um poder para o mal que ameaça a vida espiritual de cada um, e se não acharmos outro poder maior para o vencer, seremos derrotados.
Duas cousas nos interessam: O que o Evangelho importava para os discípulos e o que importa para nós. Estu- damos esse último agora, por ser de mais urgência. Mas podemos pensar primeiro o que o Evangelho tem significado para nós até agora... o que significa para a maioria dos nossos vizinhos..
Antes de haver o Evangelho de Deus havia somente a Lei de Deus o que Ele exige de nós. E com toda a razão. Em uma família o menino com saúde tem seus deveres. Quando doente ele recebe só cuidados e tratamentos. A humanidade estava doente com um mal mortal, o pecado.
Notemos que o judeu era ensinado a olhar para a própria bondade; o cristão olha para o valor da morte expiatória de Cristo.
1)- O Evangelho de Cristo é o poder que precisamos, mas, porventura, sentimos a nossa necessidade?
a) Pode ser que, acusados por uma consciência atribulada, tenhamos experimentado diversas maneiras de nos corrigir: boas resoluções, esforços, promessas, etc. Porventura elas têm dado o resultado desejado?
b) Porventura cada um quer provar o poder de Cristo em santificar a sua vida? Temos alguma experiência própria da verdade que Cristo Salva? Se não, qual é o empecilho? Ele não quer? Ele não pode? Ou será que não temos realmente contado com Ele?
2)- Que é o Evangelho de Cristo?
a) Não é uma nova lei; não é qualquer coisa que nós tenhamos que fazer; não é qualquer coisa que os homens tenham inventado.
b) É o Evangelho de Cristo, falando-nos dele como Mensageiro e manifestação do amor de Deus; falando do sangue dele como a suficiente expiação do pecado, da Sua presente graça como o grande poder para a salvação em vidas humanas. O único poder.
1) O que o Evangelho nos diz;
a) Quer primeiro convencer-nos de que precisamos de Cristo;
b) quer depois convencer-nos que não temos outra esperança;
c) quer demonstrar-nos o empenho que Deus tem por nossa salvação.
3)- Por que é poder para salvação?
a) Porque faz seu apelo ao nosso amor, revelando que Da nos ama, apesar de sermos indignos disso.
b) Porque nos apresenta um ideal perfeito, que a nossa cons ciência aprova e que o nosso entendimento renovado deseja imitar.
c) Porque nos ocupa constantemente com o bem, e com tude que é santo e puro.
d) Porque nos traz novidade de vida no poder do Espírite Santo.
e) Porque nos fala de um futuro galardão, do qual o nosse atual gozo espiritual é o penhor.
2. Como pode dizê-lo.
a) Não pode haver um Evangelho sem resolver a questão do pecado;
b) Sem uma obra expiatória;
c) Deus empenhar-se por isso, como não pode haver saúde para uma criança doente sem o empenho dos pais.
3. Que havemos de fazer com o Evangelho:
a) Confessar que o necessitamos dele através do arrependimento;
b) crer no valor da obra expiatória;
c) dar a DEUS graças por isso;
d) continuar nesta confissão que precisamos diariamente de Cristo e contar com Sua graça salvadora a cada momento.
4)- Como se obtém as suas bênçãos? - Elas não são o prêmio de qualquer bondade natural noss nem dos esforços nossos. Elas são obtidas pela fé. Mas, qu significa a fé? Ela importa:
a) Uma compreensão e apreciação daquilo que o Evangelho revela de Cristo.
b) Uma confiança no valor do Seu sangue como a base c nosso perdão.
c) Andar perto dele cada hora do dia. Cristo nunca ofer salvar a ninguém ao longe, nem dar-lhe meia salvação. Porventura o ouvinte realmente deseja a salvação de Deus?
4. As conseqüências:
a) O Evangelho produz o que a Lei exigia, o merecimento. O crente fiel ganha um galardão.
b) O Evangelho de Cristo aniquila perante Deus nosso passado pecaminoso mas a restituição sempre é necessária.
c) O Evangelho santifica nosso presente.
d) O Evangelho dá-nos uma gloriosa esperança no porvir.
https://www.youtube.com/@seminarioteologicoasseam
Comentários
Postar um comentário