Salmos 23 - Esplanado - Mensagem Pastoral



O Salmos 23:1-6 - Descreve o Grande Pastor que vive pelas suas ovelhas. O Salmo tem sido tratado como sendo três comparações: 

1. «O Pastor e as Ovelhas vv 1 e 2; - O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

a) - O Senhor é meu pastor. Assim como Davi vigiava suas ovelhas, o Grande Pastor Deus, o estava vigiando. O pastor rege, guia, alimenta e protege suas ovelhas, e clas obedecem ao pastor, seguindo-o, amando-o e nele confiando (cf Jo 10:3-16).

b) Pastos verdejantes... Águas de descanso. Cristo é o Pão da Vida (Jo 6:48) e a Agua Viva (Jo 4:10,14) para os que seguem como Pastor.


2. O Guia e o Viajantes, vv 3 e 4; - Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. ( Mateus 11:28) 

a) - Presença nos momentos da dificuldades - Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; 

b)- 4 Vara e Cajado. Para guiar, defender e disciplinar como ato de Amor, o rebanho (cf At 20:28-31).    - a tua vara e o teu cajado me consolam. (Atos 3:19)


3. «Hospedeiro e o Hóspede», - Refrigera-me. O Pastor como Salvador, sara ás ovelhas.

Os Versiculos 5 e 6 ressalta três grandes verdades da provisão, da direção e da comunhão Divina.

5 Unges. - O Pastor põe óleo nas feridas que as ovelhas recebem dos espinhos e des pedregulhos; o Hospedeiro oriental põe óleo perfumado na cabeça dos hóspedes. Assim Senhor Jesus alivia e consola.

5. 1 -Provisão - Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, 

5.2 - Consagração - unges a minha cabeça com óleo,  

5.3 -Alegria Espiritual - o meu cálice transborda. - Enchimento do Poder do Espirito Santo.

6.1 - Presença permanente do Senhor - Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; 

6.2 -  Gratidão e Fidelidade do Crente Salvo em Cristo - e habitarei na  - casa do Senhor por longos dias.

6 Habitarei -  A comunhão com Deus, na terra e depois ainda mais nos Céus, é o quinhão dos que pertencem à família de Deus (Ef 2:19). 

O Salmo inteiro é sobremodo intimo, muitas vezes o autor refere-se a si mesmo e 13 vezes refere-se a Deus; é o Salmo da comunhão com Deus.

Conclusão

Nada falta aquele que recebe bênçãos de Cristo, Nem descanso, v 2; nem refrigério, v 3a; nem diretrizes, v 3b; nem companhia, v 4; nem consolação, v 4; nem sustento, v 5a; nem gozo, v 5b; Nem comunhão vv6. Nada, enfim.

Pr. Jakson de Souza Bragança

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comentário Teológico de João 3:16

Comentário Teológico de 1 João 2:15-17

Comentário Teológico do Salmo 91