O Profeta Eliseu e a Viúva

Texto Bíblico - 2 Reis 4.1-7

¹ E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.

² E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

³ Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.

⁴ Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.

⁵ Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.

⁶ E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.

⁷ Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto. 


A Lição principal - Deste estudo é que Deus é o recurso do Seu povo na hora da angústia. Podemos notar que o socorro divino nem sempre traz o aspecto de um milagre. Pode muitas vezes vir mediante o serviço de algum crente, mas geralmente vem em resposta à oração.

Para dividir o assunto


1. Pensemos na mulher -  Evidentemente era uma mulher piedosa, provada, pobre, temente a Deus, que se dirigiu a Deus no momento de necessidade, em vez de pedir aos santos ou aos espíritos. Ela testificou da bênção recebida. Em que respeitos somos semeIhantes a ela?


2. Pensemos no profeta 

a) Ele andava tão perto de Deus que podia ser o canal da bênção divina para a mulher.

b) Era bastante simpático para ganhar a confiança da mulher. É nós? 

c) Ele entendeu que Deus geralmente Se serve do que há, tornando-o suficiente (Jo 6.9), por isso perguntou: «Declara-me o que tens em casa».


3. Pensemos no milagre - Um milagre de aumento, como em Mateus 14.15 etc.

a) Era necessário aprontar as vasilhas apropriadas (e limpas?). O nosso coração está disponível para receber tudo quanto Deus tem para nós? Às vezes temos que fazer alguma coisa ao nosso alcance para receber a bênção divina.

b) Ela devia fechar a porta, porque nem sempre vemos as maiores obras de Deus no meio de muita gente.

c) Os filhos (de cuja fé não lemos) ajudaram a arrecadar o fornecimento milagroso, como hoje muitos filhos gozam de bênçãos materiais mediante as orações de seus pais.

d) O milagre não somente desfez a dívida mas forneceu meios para a vida futura.


Aplicação. Sois piedosos e provados? Sofreis alguma ameaça de mal de um vizinho? Quantas vezes haveis provado ser vosso recurso? Qual é a vossa maior necessidade atual? 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comentário Teológico de João 3:16

Comentário Teológico de 1 João 2:15-17

Comentário Teológico do Salmo 91