A unidade dos Membros do Corpo de Cristo
O Corpo é de Cristo - Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
Todos formamos o Corpo - Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
A Diversidade dos Membros do Corpo - Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
A Utilidade dos Membros no Corpo - Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo? E, se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
A constituição do Corpo e Plural - Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo.
O Perigo da vaidade dos Membros do Corpo - E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não tenho necessidade de vós.
Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela, para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
Não espere o Corpo adoecer - De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
Quem somos nós? - Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.
Qual é o nosso lugar no Corpo de Cristo? E a uns pôs Deus na igreja, os versos 29 e 30 classificam o seu lugar no corpo de Cristo.
1. Primeiro Lugar - apóstolos ... Porventura, são todos apóstolos?
2. Segundo lugar - profetas, ... São todos profetas?
3. Terceiro Lugar - doutores, ... São todos doutores?
4. Quarto lugar - milagres ... São todos operadores de milagres?
5. Quinto Lugar - dons de curar ...Têm todos o dom de curar?
6. Sexto Lugar - socorros ou beneficência
7. Sétimo Lugar - governos ou Administração Eclesiática
8. Oitavo Lugar - variedades de línguas... Falam todos diversas línguas? ... Interpretam-nas todos?
Uma Ordem Espiritual - Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente. ( I Coríntio 13)
Ha muitos anos, um habilidoso organista estava tocando num concerto (naquela época, outra pessoa tinha que bombear grandes foles a fim de prover o ar para os tubos do órgão). Depois de cada hino plateia aplaudia calorosamente.
Antes de tocar a última peça, o organista ficou de pé e disse: "Agora eu irei tocar..." e disse o nome da peça. Sentou-se e colocou a partitura no órgão. Com seus pés nos pedais e mãos sobre o teclado, começou com um acorde grandioso. Mas o instrumento permaneceu em silêncio. Então ouviu-se uma voz que vinha dos bastidores: "Diga "Nós".
No trabalho para o Senhor, há espaço suficiente para a realização pessoal. Nossas habilidades nos foram dadas por Deus e o Espírito Santo nos ajuda a identificarmos o que sabemos fazer bem.
Mas um espirito auto suficiente que não vê as contribuições dos outros pode arruinar tudo. Jamais um cristão alcançou o sucesso sozinho. Com eles havia mães, pais, amigos, marido, esposa ou filhos que oraram, sacrificaram-se e fizeram todo o possível para ajudar.
Conscientes da nossa profunda dívida uns com os outros, deveríamos ser gratos pelo seu papel vital na obra do Senhor em nós e por meio de nós. Um cartão de sincera gratidão, uma palavra honesta de reconhecimento ou um ato de amor contribuirá para que "o órgão continue tocando".
Pr. Jakson de Souza Bragança
https://www.youtube.com/@seminarioteologicoasseam
Excelente texto. Se a Igreja viver estas recomendações cumprirá seu papel
ResponderExcluir