Cumprindo nossa Agenda com Deus

Vivemos constantemente com um sentimento de culpa por negligenciarmos a nossa comunhão pessoal com Deus. Durante as agitadas demandas do dia a dia é tempo fácil deixar que o cuidado pela nossa vida espiritual seja deixado de lado.

Logo depois da criação do primeiro casal, vemos que o Senhor "andava pelo jardim na viração do dia" (Genesis 3:8). O Soberano do universo não se escondeu atrás de portas fechadas com assistentes executivos angelicais, para manter as Suas criaturas do lado de fora. Mas tomou a iniciativa de procurar Adão e Eva para que tivessem companheirismo espiritual.

Um tempo de devocional saudável e consistente é uma forma importante de podermos responder ao desejo de Deus de caminhar conosco.

Há quem enfatize a importância de começar o dia com devoções, Certa vez, ouvi alguém dizer que sua regra era: "Sem Biblia, sem café da manha." No entanto, dependendo do nosso metabolismo e de nosso atual estilo de vida, você estará mentalmente mais disposta ao meio-dia ou mesmo bem tarde da noite. Cada qual é diferente. O que mais importa é estabelecer um tempo regular durante o dia quando Deus poderá lhe falar por meio da sua Palavra e voce poderá responder-lhe em oração.

Algumas dicas para determinar o tempo de devocional são:

Reserve um tempo diário para estar na presença a Deus. Todas nós precisamos de um plano Se você está usando uma agenda diária, um computador ou dispositivos móveis, agende um tempo todos os dias para se encontrar com o Senhor.

Determine quanto tempo vai precisar. É melhor estabelecer 15 minutos e procurar ser fiel, do que deixar que essa disciplina seja "tragada" por distrações. Depois de orar determinar quanto tempo irá investir com Deus, seja uma pessoa disciplinada.

Encontre um lugar silencioso. Precisamos procurar um lugar que seja suficientemente silencioso para nos concentrar.

Determine expectativas realistas. Se esperarmos pelas circunstâncias perfeitas para termos tempo com o Senhor, ficaremos humadas, pois elas raramente acontecerão. Pequenos períodos de devoção, possíveis de serem remanejados, podem conduzir a maior persistência.

Coltive a comunicação em via dupla. O Criador revela Seus pensamentos, Seu caráter e Sua vontade por intermédio da Biblia, Para examiná-la de forma frutífera sugerimos que pergunte:

"O que esta passagem diz?" Podemos responder a esta pergunta estudando seu contexto. Ou seja, permita que a passagem fale por si mesma, em sua forma original histórica e cultural.

"O que significa isto?" O texto tem significado espiritual eterno relevante para todas as épocas. Sua mensagem é tão válida hoje, quanto foi para seus primeiros ouvintes ou leitores.

Como posso por isso em pritica?" Em outras palavras: minha vida deveria mudar, como resultado da leitura desta passagem? O Espírito Santo irá nos transformar por completo se permitirmos que Ele use os princípios que aprendemos para impactar nossa vida.

A nossa resposta

A Biblia afirma que Daniel "três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer" (Daniel 6:10). Ele orava ao Senhor mesmo após ter sido impedido por um édito real.

Como profeta, ele ouvia a palavra do Senhor  e sua reação vinha em forma de oração intercessória e de ação de graças. Entendia que que estava acontecendo era um diálogo.

Anote - Existem vantagens em se fazer anotações durante o tempo devocional. Se tivermos um registro escrito de nosso tempo com Deus, nossos sentimentos variados durante nossa caminhada de fé se revelarão.

Além disso, veremos o progresso que ocor reu em diferentes áreas de nossa vida, que passariam despercebidas se não tivéssemos anotado.

Varie os seus métodos - Há muitos livros de leitura devocional disponíveis nas livrarias. Por exemplo, o Pão Diário, Nosso Andar Diário e Tudo para Ele. Todos apresentam lições extraídas da Biblia que podem ser aplicadas ao nosso dia a dia

No entanto, quando você usar este tipo de recurso não leia apenas o devocional e deixe de lado as leituras bíblicas que eles sugerem diariamente. Se construirmos nossas vidas sobre anedotas e ideias, e não sobre a Pala vra de Deus, poderemos desenvolver um ponto de vista impróprio sobre a vida cristã. Deus prometeu que abençoaria a Sua Palavra e não nossas ilustrações sobre a mesma (2 Timóteo 3:15,16).

Além destes recursos, você poderá acessar os artigos devocionais disponíveis na internet. Há muita variedade de métodos para tenhamos um tempo eficaz e agradável com Deus! Você só precisa encontrar o que mais lhe agrada.

Pr. Jakson Souza Bragança

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comentário Teológico de João 3:16

Comentário Teológico de 1 João 2:15-17

Comentário Teológico do Salmo 91