Sábado e Domingo
Leitura do Dia
Jeremias 17.19-27
A lição principal - Parece ser que, quem está debaixo de uma lei, se não a cumprir, é transgressor». Podemos notar que alguns crentes acham auxílio para a sua vida espiritual em guardar dias especiais como: Dia de Natal, Sexta-feira Santa, etc. Outros estimam todos os dias igualmente santos (Rm 14.5). O apóstolo Paulo quando tratou do assunto evitou pôr os crentes sob uma lei referente a dias de guarda, e proibiu julgar uns aos outros, a esse respeito (Rm 14.4).
1) O que o sábado significa para Israel - Uma prova da misericórdia de Deus, que não tem comparação a nenhuma outra coisa. Aprendemos que o deixar nossos serviços materiais um dia por semana nos proporciona preciosas oportunidades para serviços espirituais. Aprendemos que um descanso voluntário pode ser tão vantajoso, ou mais, que um descanso obrigatório.
2) O que o sábado significa para nós - (sábado significa descanso). Apreciamos um dia, cada semana tanto como o israelita cultua a Deus no Sábado. O Cristão não estima alguns dias mais do que os outros. Quem acha que o ensino bíblico de não estarmos debaixo da lei, mas debaixo da graça tende à insujeição espiritual, está errado. Quem julga a quem diz de coração: «Para mim, o viver é Cristo» é insubmisso à vontade de Deus. Queremos aproveitar melhor as oportunidades de cultuar a Deus?
3) Que significa não estarmos debaixo da lei: significa que no cristianismo não somos cercados por uma muralha de proibições, mas somos atraídos para um centro, que é Cristo. Significa que, em vez de procurar nossa direção em um código de regulamentos, temos que nos valer do ensino e exemplo de Cristo, e isto requer inteligência, estudo, submissão, oração, propósito. Significa que a direção do Espírito Santo é essencial para o crente que não tem código e que o Espírito o guia de acordo com a Palavra.
Notemos que quem se põem debaixo da lei, não têm licença de modificar a lei do sábado no menor ponto.
O homem que ajunta lenha para esquentar seu café no sábado deve ser apedrejado até morrer (Nm 15.32-36). Essa lei nunca foi revogada, nem modificada, e sua exigência pesa sobre todos os que estão debaixo da lei.
Quem se põe debaixo de uma lei, tende a fazer a vontade própria quando não há lei. Por exemplo, vai ao cinema «porque não é proibido».
Portanto, ninguém vos julgue... por causa dos sábados (Cl 2.16).
Pr. Jakson de Souza Bragança
Comentários
Postar um comentário