Entendendo a Triunidade de Deus - BL6
O ateu diz que Deus não existe; o agnóstico diz que não podemos saber se Deus existe ou não; o crente sabe que Deus existe e afirma: ... nele vivemos, nos movemos e existimos' - At 17:28.
A doutrina
da unidade divina afirma que Deus é **um em essência** ( Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. - Deuteronômio
6:4).
Para que se
saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro;
eu sou o Senhor, e não há outro. Isaías
45:6
Assim diz o
Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o
primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. Isaías 44:6
Eu sou o
Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. Apocalipse 22:13
Eu sou o
Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há
de vir, o Todo-Poderoso. Apocalipse 1:8
**A Eternidade de Deus** - Um aspecto crucial da natureza divina é que Deus é **eterno**.
Ele não teve início nem terá fim, existindo fora das limitações do tempo. O Salmo 90:2 declara: "De eternidade a eternidade, tu és Deus".
Isso significa que Deus sempre foi e sempre será, e o tempo não O afeta como afeta os seres criados.
Sua eternidade transcende o tempo, mas Ele também atua dentro do tempo, interagindo com Sua criação.
3. **A Imutabilidade de Deus** - Deus é **imutável**, ou seja, Ele não muda. Isso significa que Seus atributos, caráter e propósito são sempre constantes.
Malaquias 3:6 diz: "Eu, o Senhor, não mudo".
Diferente dos seres humanos, que estão sujeitos a mudanças físicas, emocionais e de caráter, Deus é sempre o mesmo, fiel e confiável.
Sua imutabilidade é essencial para a confiança dos crentes, pois podem ter a certeza de que Suas promessas e Seu caráter não vacilarão.
**A Onipotência de Deus** - Deus é **onipotente**, o que significa que Ele tem todo o poder. Ele é capaz de realizar tudo o que deseja, e nada é impossível para Ele (Porque para Deus nada é impossível. Lucas 1:37).
E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. Mateus 19:26
Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis. Marcos 10:27
A onipotência de Deus é vista tanto na criação, quando Ele trouxe o universo à existência por meio de Sua palavra, quanto em Sua contínua soberania sobre todas as coisas.
A Teontologia explora como o poder ilimitado de Deus se manifesta em Suas obras e no sustento de tudo o que existe.
**A Onisciência de Deus** - A **onisciência** de Deus refere-se ao fato de que Ele sabe todas as coisas, passadas, presentes e futuras, e até mesmo o que poderia ter acontecido em diferentes circunstâncias (Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito. Salmo 147:5).
Não há limites para o conhecimento de Deus. Ele conhece cada detalhe da criação, bem como os pensamentos e intenções dos corações humanos.
Porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Mateus 6:8
Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 12:14
Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto. Marcos 4:22
Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido. Lucas 12:2
A Teontologia examina como a onisciência de Deus Se manifesta em Seu governo do mundo e na relação com Seus planos para a humanidade.
**A Onipresença de Deus**
Deus é **onipresente**, o que significa que Ele está presente em todos os lugares ao mesmo tempo.
Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. Provérbios 15:3
(7 Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.
9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar,
10 Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.
11 Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim.
12 Nem ainda as trevas me encobrem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa; Salmo 139:7-10).
Isso não significa que Deus está fisicamente disperso pela criação, mas que Sua presença permeia toda a realidade.
Não há lugar onde Deus não esteja. A onipresença de Deus também significa que Ele é sempre acessível e estável, independentemente de onde ou quando O buscamos.
**A Santidade de Deus** - Um dos atributos mais destacados de Deus é Sua **santidade**. A santidade de Deus significa que Ele é completamente separado do pecado e perfeitamente puro em tudo.
Isaías 6:3 proclama: "Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; a terra inteira está cheia da sua glória".
A santidade de Deus define a maneira como Ele age e como se relaciona com o mal e a injustiça.
A Teontologia explora a santidade como um atributo que não apenas separa Deus de toda a criação, mas também como o fundamento da ética e moralidade divina.
**A Justiça de Deus** - A **justiça** de Deus significa que Ele é perfeitamente correto em todas as Suas decisões e ações. Ele sempre age de acordo com Sua santidade e verdade. A justiça de Deus é evidente em Sua lei e em Seu julgamento sobre o pecado, mas também em Sua fidelidade em recompensar a retidão. A teontologia lida com a tensão entre a justiça de Deus e Seu amor, especialmente em relação à expiação de Cristo, que satisfaz a justiça divina por meio do sacrifício.
**O Amor de Deus** - A **essência do amor** de Deus é um de Seus atributos mais centrais. Deus é descrito como sendo amor (1 João 4:8). Isso significa que tudo o que Deus faz é motivado pelo amor. Ele Se preocupa com Sua criação, especialmente com a humanidade, de maneira sacrificial e compassiva. A teontologia examina como o amor de Deus é expresso através da graça, da misericórdia e da salvação, bem como Seu desejo de restaurar o relacionamento entre Ele e os seres humanos por meio de Jesus Cristo.
**A Graça e a Misericórdia de Deus** - **Graça** e **misericórdia** são expressões do amor de Deus. A graça refere-se ao favor imerecido de Deus para com a humanidade, e a misericórdia envolve a compaixão de Deus em não punir conforme merecemos. A teontologia explora esses atributos como centrais na narrativa da salvação, desde a paciência de Deus com a humanidade no Antigo Testamento até a obra redentora de Cristo no Novo Testamento.
**A Soberania de Deus** - A **soberania** de Deus significa que Ele tem controle absoluto sobre tudo o que acontece no universo. Nenhum evento, por menor que seja, ocorre fora do Seu plano e propósito. Efésios 1:11 diz que Deus "faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade". A teontologia explora como a soberania de Deus interage com o livre-arbítrio humano, o mal e os acontecimentos históricos.
12. **A Imaterialidade de Deus** - Deus é **espírito** (João 4:24), o que significa que Ele não tem um corpo físico. Isso faz parte de Sua natureza imaterial, que não está sujeita às limitações físicas e corporais que afetam a criação. A teontologia trata da imaterialidade de Deus como parte de Sua transcendência, o que o diferencia de todos os seres materiais.
Conclusão
A **natureza divina** é um tema vasto e profundo dentro da Teontologia, abrangendo os atributos que definem Deus em Sua essência e distinguem-No de todas as outras formas de existência. A compreensão desses atributos é essencial para a fé cristã, pois eles moldam nossa visão de quem Deus é e como Ele interage com o mundo. A Teontologia busca sistematizar e explorar essas características divinas para aprofundar nosso conhecimento e relacionamento com Deus.
2 - A relação
interna da Trindade -
3 - A Trindade no Antigo Testamento - No Antigo Testamento, não há uma formulação explícita da Trindade como é compreendida no cristianismo, mas alguns estudiosos argumentam que há passagens e conceitos que podem ser vistos como precursores ou prenúncios dessa doutrina. Aqui estão alguns pontos-chave sobre como a ideia da Trindade pode ser relacionada ao Antigo Testamento:
3.1. **O uso de "Elohim" (plural) para Deus** - O termo hebraico "Elohim", usado com frequência no Antigo Testamento para se referir a Deus, é um substantivo plural. Embora o verbo associado a "Elohim" seja normalmente conjugado no singular, alguns estudiosos sugerem que o uso deste plural pode indicar uma pluralidade dentro da unidade de Deus. No entanto, isso não é amplamente aceito como evidência explícita da Trindade, mas pode ser interpretado como uma pista.
3. 2. **O Espírito de Deus** - O conceito do "Espírito de Deus" aparece em várias passagens no Antigo Testamento, como no livro de Gênesis (Gênesis 1:2), onde o "Espírito de Deus" paira sobre as águas na criação. Esse Espírito de Deus também é mencionado em passagens como Isaías 61:1 ("O Espírito do Senhor Deus está sobre mim..."). Esse "Espírito" é entendido no Novo Testamento como o Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade.
3.3. **A Sabedoria de Deus** - Nos livros sapienciais, como Provérbios (Provérbios 8:22-31), a Sabedoria de Deus é descrita de maneira quase personificada, como algo ou alguém que esteve presente na criação do mundo. Alguns teólogos cristãos interpretam essa personificação da Sabedoria como um prenúncio de Cristo, a segunda pessoa da Trindade.
3.4. **As teofanias e o "Anjo do Senhor"** - Em várias passagens do Antigo Testamento, há descrições de aparições divinas ou "teofanias", onde Deus aparece ou fala aos seres humanos, como no caso da sarça ardente (Êxodo 3) ou do "Anjo do Senhor" em várias passagens (como Gênesis 16:7-13). Alguns estudiosos cristãos sugerem que essas manifestações poderiam ser interpretadas como prefigurações de Cristo, a segunda pessoa da Trindade, interagindo com a humanidade.
3.5. **O conceito de pluralidade em Gênesis** - Em Gênesis 1:26, quando Deus diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”, o uso do plural "façamos" tem sido debatido. Alguns teólogos cristãos veem esse uso do plural como uma referência implícita à pluralidade de pessoas na unidade de Deus, enquanto outros argumentam que se trata de um plural majestático, uma forma de Deus referir-se a si mesmo de maneira exaltada.
3.6. **Passagens messiânicas** - Embora a ideia da Trindade não seja explicitamente mencionada, o Antigo Testamento contém profecias messiânicas que os cristãos interpretam como apontando para Jesus Cristo, a segunda pessoa da Trindade. Isaías 9:6, por exemplo, fala de um filho que será chamado "Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz". Essas referências têm sido vistas pelos cristãos como evidências de que o Messias esperado teria uma natureza divina.
Conclusão - No Antigo Testamento, não há uma explicitação clara da doutrina da Trindade como no Novo Testamento, onde a relação entre Pai, Filho e Espírito Santo é delineada com mais clareza. Contudo, há passagens que, segundo a teologia cristã, podem ser interpretadas como pistas ou prenúncios da doutrina trinitária que seria revelada de forma mais completa no cristianismo. A compreensão da Trindade como uma unidade em três pessoas foi desenvolvida no contexto do Novo Testamento e formulada posteriormente nos credos da igreja cristã.
4 - A Trindade no Novo Testamento
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