O Amor ao Dinheiro
Analise do Texto
- 1 Timóteo 6.3-10 -
1. Se alguém ensina alguma outra doutrina e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo e nada sabe, - O pregadores de prosperidade estão enquadrados aqui.
2. mas delira acerca de questões e contendas de palavras, - Os Delírios humanos o fazem pensar que são maiores que Deus. Que podem dar ordens e determinar aos céus, chuvas de prosperidade sobra as pessoas enganando-as, pois somente os tais pregaores ficam ricos.
3. A fonte da desgraça humana - das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho.
4. Aparta-te dos tais. - Exortação
5. Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Viva dentro da vontade e propósito de Deus.Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.
6. Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. - No máximo levaremos até a sepultura a nossa roupa no corpo.
7. Mas os que querem ser ricos caem em tentação e em laço, - as orfertas para se ganhar nuito dinheiro, fazem o ser humano perder o senso de equlíbrio moral e espiritual.
Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Lucas 12:34 -Mateus 6:21
8. e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. - Se tornam egoistas, avarentos e desumanos.
9. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; - males físicos, morais e espirituais.
Pois onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão as águias. Mateus 24:28
E, respondendo, disseram-lhe: Onde, Senhor? E ele lhes disse: Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão as águias. Lucas 17:37
Assim é aquele que para si ajunta tesouros e não é rico para com Deus. Lucas 12:21
Mas ai de vós, ricos! Porque já tendes a vossa consolação. Lucas 6:24
O homem rico é sábio aos seus próprios olhos; mas o pobre que é sábio o examina. Provérbios 28:11
Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai por vossas misérias, que sobre vós hão de vir. Tiago 5:15
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro, somente males; e, agora, este é consolado, e tu, atormentado. Lucas 16: 25
Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; 1 Timóteo 6:17
10. e nessa cobiça alguns se desviaram da fé - O pecado da cobiça, da ambição desmedida afasta o ser humano de Deus. Apostasia fisica e espiritual.
E outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus. Mateus 19:24
11. e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Doce é o sono do trabalhador, quer coma pouco quer muito; mas a fartura do rico não o deixa dormir. Eclesiastes 5:12
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Jeremias 9:23
Este texto contém nada menos que cinco nomes (substantivos): «amor», «dinheiro», «raiz», «espécie e males».
Podemos resumir o seu sentido em poucas palavras, dizendo que nosso texto reprova a avareza. Notemos que este texto não contém nenhuma exortação, mas apenas uma afirmação.
Quem ama o dinheiro é egoísta (isto é comodista: uma pessoa que pensa principalmente no seu próprio interesse), mas o cristão é altruista» uma pessoa que se interessa pelo bem dos outros.
Ainda que as palavras «egoísta e altruísta» são pouco usa das pelas pessoas, convém entendê-las porque expressam por uma palavra o sentido de uma frase inteira.
Podemos conhecer o caráter de cada um por aquilo que ama. A Bíblia fala de muitos amores:
- O amor de Deus e o Amor a Deus,
- Amor á verdade e amor de verdade,
- Amor aos irmãos e amor dos irmãos,
- Amor do Pai e Amor ao Pai
- Amor ao dinheiro, mas diz que o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males.
Para obter dinheiro alguns têm fingido ou mentido, outros têm roubado, matado, estragado a saúde e feito muitos outros males.
Quando nós pensamos no Senhor Jesus Cristo não podemos pensar nele como amante de dinheiro. A Sua vida era perfeita- Ele tinha mente «altruista» no sentido em que Ele constantemente Se gastou em servir aos outros.
Quem ama ao dinheiro é capaz de ser avarento, sovina, egoísta, antipático, retraído e até cruel.
Quem não ama ao dinheiro mas ama ao próximo será liberal, caridoso, altruísta, simpático e compassivo.
Qual dos dois amores acham mais bonito?
Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Mateus 6:19,20
Ouvi, meus amados irmãos. Porventura, não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam? Tiago 2:5
https://www.youtube.com/@seminarioteologicoasseam
[12/10/2024] Prof Jakson Souza Bragança - Caldas Novas- Goiás
Comentários
Postar um comentário