O Viver Conveniente
Como Convém Viver ?
A graça da salvação há de manifestar-se a todos, e devemos falar dela - Tito 2.1-15
1 - Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. As palavras têm força, mas a sã Doutrina tem poder.
2 - Os velhos que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor e na paciência. - Os mais velhos precisam mostrar equilíbrio através das experiências vividas.
3 - As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem, - Viver exemplar, sobriedade e orientadoras
4 - para ensinarem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, - Seriedade, Dignidade, respeito e amor familiar
5 - a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seu marido, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. - Vida familiar dentro da vontade de Deus explícita na Sua palavra.
6 - Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados. - Que sejam inteligentes e construtores de seus futuros
7 - Em tudo, seja exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, - Tenha uma vida poluta revestida de sabedoria.
8 - linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. - Exemplo no pensar, falar e agir.
9 - Exorta os servos a que se sujeitem a seu senhor e em tudo agradem, não contradizendo, - Um bom funcionário pode ganhar seu chefe profissional para Jesus, sendo exímio cumpridor de suas obrigações.
10 - não defraudando; antes, mostrando toda a boa lealdade, para que, em tudo, sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador. - Honestidade, fidelidade e Lealdade
11- Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, - Somos portadores da Graça e devemos manifestá-la para salvar as pessoas.
12 ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente, - Pureza em meio a podridão, sendo sal da terra e luz do mundo.
13 aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, - Aguardando o Dia da Redenção, dia do arrebatamento e glorificação dos servos de Deus.
14 - o qual se deu a si mesmo (sacrificou-se) por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras. - Somos chamados propriedade particular de Deus, Nação Santa e Povo Escolhido.
15 - Fala disto, e exorta, e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze. - Você é exemplo? Então você tem autoridade para falar, repreender e ensinar (Admoestar)
O texto é mais que uma exortação. Será que todos sabem o que quer dizer exortação?
Exortação é uma palavra dirigida à nossa vontade, para influir nossa conduta.
Instrução é uma palavra dirigida à nossa inteligência para aumentar nosso conhecimento.
Consolação é uma palavra dirigida ao nosso espírito para aliviar nossa tristeza.
Repreensão é uma palavra dirigida à nossa consciência para corrigir nossa culpe.
Qual é a palavra no texto que nos mostra que é uma exortação? Vamos ver se podemos expressar o mesmo pensamento do texto em outras palavras.
Alguém talvez diga: «Eu entendo que o texto nos ensina a vi ver, no meio dos nossos vizinhos, de uma maneira sóbria e justa e piedosa».
Assim aprendemos que a vida crista é viver:
(1) Sobriamente - Que quer dizer viver SOBRIAMENTE? A palavra «sobriamente refere-se à nossa vida íntima, ao nosso espírito. Importa uma ausência de exageros, extravagância, dignidade, progresso, prudência. Podemos entender que importa viver como na presença de Deus, confiado na Sua proteção, obediente à Sua palavra, ocupado no Seu serviço.
(2) Justamente - Que quer dizer viver «JUSTAMENTE»? Esta palavra refere-se à nossa convivência com nossos vizinhos, e contém a ideia de pagar o que devemos a qualquer um; de trabalhar fielmente no nosso serviço diário; de reconhecer todo o bem que haja nos nossos próximos, de sermos altruístas, pacíficos, honestos, amáveis.
Vamos, por isso, pensar - Para viver assim santa e justa e piamente não temos poder em nós mesmos, mas podemos pedir graça para isso todos os dias em nossas orações a Deus.
https://www.youtube.com/@seminarioteologicoasseam
[13/10/2024] Prof Jakson Souza Bragança - Caldas Novas- Goiás
Comentários
Postar um comentário