Comentário Teológico - Deus enviou seu filho
Malaquias 3:1 é um texto central no Antigo Testamento, especialmente no contexto profético, e possui um significado teológico profundo.
O versículo diz: "Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais; o anjo da aliança, a quem vós desejais, eis que ele vem, diz o Senhor dos Exércitos."
Contexto Histórico e Literário
Malaquias é o último livro do Antigo Testamento e reflete um período pós-exílico em que o povo de Israel enfrentava desânimo espiritual e negligência na adoração. Deus, através do profeta Malaquias, confronta as falhas do povo e dos sacerdotes, chamando-os ao arrependimento e prometendo a vinda de um mensageiro e do próprio Senhor.
Interpretação Teológica
1. "Eu envio o meu mensageiro" - Este mensageiro é frequentemente identificado no Novo Testamento como João Batista. Ele é descrito como aquele que prepararia o caminho para o Messias, cumprindo a profecia em sua pregação de arrependimento e anúncio do Reino de Deus (ver Mateus 11:10 e Marcos 1:2-3).
2. "Preparará o caminho diante de mim" - Esta frase reflete o costume oriental de preparar as estradas para a chegada de um rei. Teologicamente, aponta para o papel de João Batista como precursor, preparando espiritualmente o povo para a chegada do Messias.
3. "De repente, virá ao seu templo o Senhor" - Aqui, o texto muda o foco para o Senhor, possivelmente uma referência ao Messias. Isso pode ser interpretado como o cumprimento na pessoa de Jesus Cristo, que entrou no templo e trouxe juízo e purificação (ver Mateus 21:12-13).
4. "O anjo da aliança, a quem vós desejais" -"Anjo" aqui significa "mensageiro" e é muitas vezes interpretado como o próprio Messias. Ele é o mediador da nova aliança, prometida em Jeremias 31:31-34 e cumprida em Cristo (ver Hebreus 9:15).
5. "Eis que ele vem" - Esta declaração reforça a certeza da promessa divina. Ela traz esperança para os fiéis e advertência para os infiéis.
Aplicações Teológicas
1. Preparação Espiritual - O chamado para "preparar o caminho" nos desafia a refletir sobre nossa prontidão espiritual para encontrar o Senhor.
2. A Vinda do Messias - Este versículo aponta tanto para a primeira vinda de Cristo quanto para sua segunda vinda, quando Ele retornará em glória e juízo.
3. Juízo e Purificação - O contexto mais amplo de Malaquias 3 mostra que a vinda do Senhor trará purificação e julgamento, começando pela casa de Deus.
4. A Fidelidade de Deus - Este texto reforça a fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas, garantindo que Sua justiça prevalecerá.
Cristo veio para conseguir um fim que não podia ser alcançado por outro meio.
Há muitos problemas na vida que podemos resolver por nossa inteligência, nosso esforço ou nosso estudo.
Cristo não propõe fazer por nós aquilo que podemos conseguir sem Ele, mas veio resolver problemas espirituais que sem a Sua obra redentora ficariam sempre sem solução.
- Como Deus pudesse manifestar Seu amor sem prejuízo da Sua justiça?
- Como a criatura humana pecaminosa pudesse ser justificada por um Deus santo?
- Como os homens propensos ao pecado pudessem ser entusiasmados pela santidade?
- Como pessoas dispostas a contentar-se com prazeres e impiedades podem ser ensinadas a preferir os mais sublimes ideais?
A filosofia ou a ciência humana não nos oferecem solução alguma para tais problemas.
Podemos, estudando em Malaquias e Gálatas, dividir nosso assunto assim:
A vinda do Filho Seria repentina, mas não inesperada, e
is que eu envio o meu anjo, que preparará o caminho diante de mim;
- O Anjo era João Batista. Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.
Todo vale será exaltado, e todo monte e todo outeiro serão abatidos; e o que está torcido se endireitará, e o que é áspero se aplainará.
E a glória do SENHOR se manifestará, e toda carne juntamente verá que foi a boca do SENHOR que disse isso. Isaías 40:3-5
Disse João: Eu sou a voz do que clama no deserto como disse o profeta Isaías. João 1:23
De repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o anjo do concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o SENHOR dos Exércitos.
Malaquias 3: 1.Na ocasião mais propícia: na plenitude de tempo:
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
Gálatas 4: 1-2
Depois dos homens terem sido provados sem lei, debaixo da lei, por muitas aflições, mas, sem chegarem a harmonizar-se com a vontade divina.
Um tempo de provação. Tanto mais nos aproximamos da luz da presença de Cristo, mais descobrimos a nossa indignidade.
O Serviço do Filho, Segundo Malaquias 3.3 seria purificar e refinar. Ainda hoje em todo o seu contato, Cristo purifica e santifica o crente. E assentar-se-á, afinando e purificando a prata; e purificará os filhos de Levi e os afinará como ouro e como prata;
Um serviço também de juízo contra os soberbos e impios.
Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer?
Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros.
Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade serão como palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz, nem ramo.
Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas; e saireis e crescereis como os bezerros do cevadouro. Malaquias 4 1 e 2
3. As consequências para nós outros. Gálatas 4 4 a 7
Uma nova pureza, costumes outrora apreciados, agora repugnados, porque não combinam com a presença de Cristo.
Um novo parentesco: a intimidade de filhos. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo. (Gálatas 4 5).
Uma nova proteção paternal.
Um novo serviço a Senhor: Então, ao SENHOR trarão ofertas em justiça. (Malaquias 3 3).
Um novo espírito, de obediência e confiança filial, que invoca a Deus como nosso Pai
E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba Pai. (Gálatas 4 6).
Que significa para cada um de nós Cristo ter vindo ao mundo? Que tem feito Ele por vós? O que você sabe sobre Sua purificação pessoal, humana e Espiritual?
Vídeo do Texto
Comentários
Postar um comentário