Ouvir

 A. Verbo. shãma' (>‘D^): 

“ouvir, dar atenção a, escutar, obedecer, publicar”. Esta palavra ocorre ao longo dos idiomas semíticos, incluindo o hebraico e o aramaico bíblicos. O verbo shãma ‘ aparece em todas as camadas históricas do hebraico, e por volta dc 1.160 vezes na Bíblia. A palavra é atestada nove vezes no aramaico bíblico. Basicamente, este verbo significa “ouvir” algo, mas há várias outras acepções. 

Em Gn 37.17, um homem falou a José que ele “ouviu” os irmãos de José dizerem: “Vamos a Dotã”; em outras palavras, ele sem querer os “ouviu” dizer. 

O termo shãma‘ também é usado para aludir a “espiar”, ou ouvir intencionalmente uma conversa. Sara “ouviu” o que os três homens disseram a Abrão (Gn 18.10)

José pediu que seus irmãos o “ouvissem” enquanto contava o que tinha sonhado (Gn 37.6). 

Em 1 Cr 28.2, Davi disse à sua audiência que “ouvissem” o que ele dizia: eles deviam lhe dar atenção total. “Ouvir" algo implica em “Ter conhecimento”, como quando Abimeleque disse a Abraão que ele não sabia nada sobre a controvérsia sobre os testamentos, porque ninguém lhe tinha falado nada a respeito c ele não o tinha “ouvido” (Gn 21.26)

A palavra shãma' também implica “obter conhecimento”: “Ouvindo os caldeus que tinham sitiado Jerusalém esta notícia, retiraram-se de Jerusalém” (Jr 37.5)

A palavra também significa “vir a saber” algo. Moisés disse aos homens impuros que esperassem enquanto ele “ouvia” o que o Senhor lhe ordenaria em relação a eles (Nm 9.8). 

Seu intento claramente era mais do que só “ouvir” algo; ele pretendia “obter alguma coisa do conhecimento” do Senhor. 

O verbo representa a mera “audição” de algo, como quando Adão e Eva “ouviram” o som que Deus fazia ao entrar no jardim (Gn 3.8, primeira ocorrência bíblica). “Fazer alguém ouvir” algo (sem especificação do que foi ouvido) sugere “convocar” a pessoa (1 Rs 15.22). “Ouvir” pode ser intelectual e espiritualmente. 

 No sentido espiritual, “ouve-se” a Palavra de Deus (Nm 24.4), ou “aprende-se” de Deus. Reciprocamente. Deus falou a Abraão que Ele tinha-lhe “ouvido” a oração e agiria de acordo (Gn 17.20)Neste contexto, “ouvir” não só significa ouvir o que é dito, mas concordar com a intenção ou petição (cf. Gn 16.11)

No caso de ouvir e dar atenção a uma autoridade superior, shãma‘ significa “obedecer”. Na semente de Abraão, seriam abençoadas todas as nações, porque ele “ouviu” (obedeceu) a voz de Deus (Gn 22.18). 

Outra acepção de audição “intelectual” aparece cm Gn 11.7, onde lemos que Deus planejou confundir a língua humana, “para que não entenda um a língua do outro”

Ter um “coração que ouve” é ter “discernimento" ou "entendimento” (1 Rs 3.9). Certamente quando Moisés disse aos juizes de Israel que “ouvissem” casos, ele queria dizer mais que ouvir com os ouvidos. Ele queria que eles examinassem os méritos de cada caso para tomarem uma decisão justa (Dt 1.16). 

B. Substantivos. shãma': “coisas ouvidas por acidente, boato”. Esta palavra ocorre raramente no Antigo Testamento, como em Js 6.27: “Assim, era o SENHOR com Josué: e corria a sua fama por toda a terra”. shema' P çr): "algo ouvido de propósito, relatório”. O Antigo Testamento atesta esta palavra 17 vezes. 

Gênesis 29.13 contém uma ocorrência: “E aconteceu que, ouvindo Labão as novas [shema'] dc Jacó, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro”. 

sh' mu‘rãh“revelação, algo ouvido”. Esta palavra aparece 27 vezes. Uma ocorrência está em Is 28.9: “A quem, pois, se ensinaria a ciência? E a quem se daria a entender o que se Ouviu!"

"O que tem ouvidos para ouvir. ouça." Mar. 11:15.

OUVIR - Trata-se de um dos sentidos mais importantes. Não há aqui tautologia: O surdo tem ouvidos, mas não ouve. No terreno moral e espiritual, há indivíduos surdos à voz da conciência, no bramido da verdade na sua eloquência.

A expressão do texto era o modo solene de chamar a atenção para séria ponderação. Encerra o texto uma exortação sobre o ouvir, exortação que se pode considerar sob três pontos de vista o dever de ouvir, o valor de ouvir e o de ver do ouvinte.

1- O DEVER DE OUVIR.

1.1- Este dever transparece da preocupação da SS Trindade sobre o ouvir, embora sob aspectos vá rios: Cristo ordena no texto, nas parábolas, nas cartas apocalípticas Deus o Pai, no "oυνί-ο: ο Espírito Santo, inspirando Tiago: "Sêde prontos para ouvir". 1:19.

1.2 - Desprezar os privilégios desse sentido, é desobediência, é pecado.

1.3 - Em todos os tempos, quer da velha quer da nova dispensação, o povo de Deus sempre procurou ou vir...

2 -O VALOR DO OUVIR.

2.1. Ouvindo é que se aprende. A criança, ouvindo, a- prende a falar. O homem, ouvindo, aprende conhecer a Deus e a distinguir as religiões dos mestres terrenos.

2. Ouvindo se recebe a FÉ: "A fé é pelo ouvir" Rom. 10:17

a) Recebendo-se a fé, recebe-se a salvaçãos "Pela graça sõis salvos, mediante a fé"     Efes. 2:8

3. Ouvir tem a bem-aventurança: Bem-aventurado o que lê e os que ouvem,  Se o ouvir traz a instrução, a fé e a bem aventurança, então grande é o seu valor. Menosprezá-lo é insensatez. Apoc. 1:3.

3 -O DEVER DO OUVINTE.

3.1 - Preparo espiritual: da boa disposição interior, o bom aproveitamento daquele que ouve.

3.2 -  Atenção: Só o ouvido atento aprende e armazena. Ouvir sem atenção, além da perda de tempo, priva se da inspiração, da instrução e da influência de verdade pregada.


3.3 - Propaganda, A luz não é para ser colocada sob o alqueire, mas no velador. "O que ouve diga: vern..." Арос. 22:17.

3.4 - Prática - A Bíblia a recomenda:

a) Uma Senhora disse a Cristo: "Bem-aventu rado o ventre que te trouxe... "E Cristo the res pondeu: "Antes Bern-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a executam." Luc. 11:27,28.

b) Aquêle que ouve e não pratica é como quem edifica uma casa sobre a areia. Luc. 6:4-9.

c) O ouvinte esquecediço é como quem se contempla no espelho e depois se afasta, esquecendo a própria fisionomia. Tiago, 1:23.

CONCLUSÃO: Quem tem ouvidos, pai ou filho, patrão ou empregado, pobre ou rico, ignorante ou sábio, grande ou pequeno, ouça o Evangelho em casa ou no templo, na Escola Dominical ou do púlpito.

https://www.youtube.com/@seminarioteologicoasseam

[12/10/2024] Prof Jakson Souza Bragança - Caldas Novas- Goiás



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comentário Teológico de João 3:16

Comentário Teológico de 1 João 2:15-17

Comentário Teológico do Salmo 91