A Primeira Barriga de Aluguel de Acordo com a Bíblia - Mensagem Pastoral
A primeira mulher a ser barriga de aluguel de forma documentada foi Elizabeth Kane, nos Estados Unidos, em 1980.
Ela foi uma das primeiras mulheres a carregar um filho para outra família de forma legal e acordada, o que estabeleceu um marco na história da maternidade por substituição (barriga de aluguel).
Elizabeth Kane concordou em carregar um bebê para um casal que não conseguia ter filhos por conta própria.
Esse caso foi altamente divulgado e trouxe à tona várias questões éticas, legais e psicológicas relacionadas à prática.
O bebê nasceu com sucesso, e o caso gerou grande debate na sociedade e na mídia sobre os aspectos morais da maternidade de substituição.
A experiência de Kane foi detalhada em seu livro chamado "Mãe biológica: A história da primeira mãe substituta legal da América" (1988), onde ela compartilha suas reflexões sobre os desafios emocionais e as complexidades dessa experiência.
Esse foi o primeiro caso de barriga de aluguel nos moldes modernos, ou seja, onde havia um contrato formal entre a mãe de aluguel e os pais pretendentes.
Desde então, a prática de maternidade de substituição se expandiu em todo o mundo, com diferentes legislações regulando o processo em diversos países.
Mas a Bíblia fala da barriga de aluguel, a muitos séculos e milênios atrás.
A história de Hagar, Sara e Abraão é um relato significativo da Bíblia, encontrado no Livro de Gênesis (capítulos 16 e 21).
Essa narrativa envolve questões de fé, família, promessa divina e desafios humanos.
Vamos explorar essa história e seus detalhes:
1. A Promessa de Deus a Abraão - Deus fez uma promessa a Abraão (inicialmente chamado de Abrão) de que ele seria o pai de uma grande nação, com descendentes tão numerosos quanto as estrelas do céu.
No entanto, Abraão e sua esposa Sara (originalmente Sarai) eram idosos e não tinham filhos. Sara, então, duvidou de que poderia conceber devido à sua idade avançada.
2. **Hagar como Solução de Sara**
Desesperada por um herdeiro, **Sara** sugeriu que Abraão tivesse um filho com sua serva egípcia, **Hagar**, uma prática comum na época para garantir a continuidade da família. Sara disse a Abraão:
"Toma a minha serva; por meio dela talvez eu possa formar família." (Gênesis 16:2).
Abraão concordou e Hagar concebeu um filho de Abraão.
3. Conflito entre Sara e Hagar
Após Hagar engravidar, surgiram tensões entre ela e Sara. Hagar, sabendo que tinha concebido o filho de Abraão, começou a desprezar Sara, o que fez com que Sara se ressentisse. Sara reclamou com Abraão, que deu a ela permissão para lidar com Hagar como achasse melhor. Sara, então, tratou Hagar duramente, levando Hagar a fugir para o deserto.
4. Intervenção Divina com Hagar
No deserto, o Anjo do Senhor apareceu a Hagar e lhe disse para retornar a Abraão e Sara, prometendo-lhe que seu filho, **Ismael**, também seria o pai de uma grande nação. O anjo declarou:
"E o anjo do Senhor disse-lhe: Eis que estás grávida e darás à luz um filho; e chamarás o seu nome Ismael, porque o Senhor ouviu a tua aflição." (Gênesis 16:11)
Hagar retornou e Ismael nasceu como o filho de Abraão.
5. Nascimento de Isaque e a Separação de Hagar e Ismael
Anos depois, quando Abraão tinha 100 anos, Deus cumpriu Sua promessa, e Sara deu à luz Isaque, o filho legítimo de Abraão e o herdeiro da promessa divina (Gênesis 21:1-3).
No entanto, o nascimento de Isaque gerou novas tensões entre Sara e Hagar.
Quando Isaque foi desmamado, Sara viu Ismael zombando do seu filho e pediu a Abraão que mandasse Hagar e Ismael embora:
"Expulsa essa escrava e o seu filho, porque o filho dessa escrava jamais será herdeiro com o meu filho Isaque." (Gênesis 21:10)
Abraão ficou angustiado com essa decisão, mas Deus lhe disse para atender o pedido de Sara, assegurando que Ismael também seria pai de uma grande nação.
6. Hagar e Ismael no Deserto
Hagar e Ismael foram enviados para o deserto, onde quase morreram de sede. No entanto, novamente o Anjo do Senhor apareceu e forneceu água para eles, reafirmando que Ismael se tornaria o pai de uma grande nação. Ismael cresceu e se tornou o ancestral dos ismaelitas (Árabes), frequentemente considerados os antepassados dos povos árabes.
7. Significado Teológico e Cultural
A história de Abraão, Sara e Hagar é profundamente significativa em várias tradições religiosas:
- Cristianismo e judaísmo veem Isaque como o herdeiro da promessa divina, de quem descenderia o povo de Israel.
- Islamismo considera Ismael como o ancestral dos árabes e um profeta, e vê Abraão (Ibrahim) como uma figura crucial na fé.
Essa narrativa também explora temas de fé, paciência e o cumprimento das promessas divinas, além de destacar os conflitos humanos que surgem quando se tenta forçar o cumprimento da vontade de Deus por meios humanos.
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Pr. Jakson Souza Bragança
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